Anseios do cume.


Braços e pernas em tormenta, um frio intenso a enrijecer os músculos, os pulmões em ritmo desgastado a recolher o ar rarefeito, e a cada centímetro escalado uma certeza se impõe, ou, você supera o monte ou o monte supera você! E assim analisando os traços de uma vida desequilibrada Marcos persegue há 28 dias seu desafio de escalar o monte Everest! Enfrentar os 8.848 metros de altitude, alcançar o cume do mundo e enfim superar os seus dilemas!
Há meses atrás fora o prenúncio de tudo, Marcos ouvira de lábios tensos a notícia de que em breve seria pai. Um alerta vibrante para alguns, fato casual para outros. Todavia, para Marcos a boas novas viera acompanhada dias depois com a trágica morte da mãe. Atormentava-o o fato de, subitamente, tornar-se referência no mesmo momento em que perdia a sua! A vida urgia novas ações do jovem que aos vinte e cinco anos preocupava-se apenas em enrolar um curso de arquitetura! Afinal, Marcos era o rei das liberdades, não era incomum seu arrumar de malas e partir em busca de aventura. Porém, a partir desta data deveria ser um homem de liberdades comedidas. Como arriar as velas e se tornar porto seguro? Este e outros dilemas conduziram o jovem a fronteira do Nepal com o Tibet a fim de conhecer aquele que seria um de seus maiores adversários.
Vigésimo nono dia, na noite passada, foi preciso que Marcos dormisse no balão de oxigênio para conceder fôlego novo aos seus pulmões. Afinal, há alguns dias uma tosse renitente o acompanhava. Por que escalar o Everest? Esta era a pergunta que se fazia ao longo da inóspita escalada rumo ao cume. Às vezes, respondia-se com ares poéticos e afirmava para si mesmo que só assim veria a beleza intangível, acessível apenas para poucos. Pensamentos estes que se esfarelavam diante da primeira tempestade de neve a ser vencida! Deste modo seguia com seu ânimo oscilante a se digladiar contra aquele gigante! Talvez menores fossem as suas intempéries se não fosse o óbito da mãe. Haveria no mundo então ao menos uma palavra amiga a guia-lo em sua jornada paternal. No entanto, de sua família restaram apenas as cobranças de seu pai e irmão de que cedesse aos negócios da família, advocacia.
Já no trigésimo segundo dia de sua jornada morrera um companheiro da equipe de escalada de Marcos. Um médico irlandês que teve sua vida ceifada pelo monte ao deparar-se com uma temível avalanche! E corria pelo acampamento os boatos de que o clima no monte estava imprevisível, a apresentar maiores riscos para os atrevidos alpinistas. Permaneceriam então dois dias acampados a fim de encontrar melhor tempo. Imprevisto este que servira para que Marcos refletisse sobre a finitude da vida. Preocupou-se então de encontrar sem fim em meio as cordilheiras e sequer chegar a conhecer sua prole. Afinal, que legado deixaria para seu filho um alpinista soterrado no Everest? Um jovem de ânimo frágil que sequer fora capaz de concluir seu curso universitário! Um jovem de escolhas duvidosas como a de investir os ganhos de uma vida em uma inusitada escalada!
Em seu trigésimo sexto dia agravavam-se os seus problemas pulmonares e a escalada tornava-se a cada dia uma odisseia! E fora num destes momentos de delírios da fé que Marcos destacou-se da equipe a fim de seguir seu próprio caminho. Seu plano era focar a escalada em paredes de esforço reduzido, todavia, logo em seu isolamento o cilindro de oxigênio apresentou problemas deixando Marcus em maiores apuros. Retornar ao percurso padrão seria sua única alternativa de sobrevivência, porém seus pulmões encontravam-se em falência! Restou a Marcos resignar-se aceitando o seu destino, estava perdido há uma noite quando o frio passou a ser severo. Seu comunicador também apresentava problemas, logo pedir ajuda não era uma opção! Logo seria o Everest o seu túmulo. Mãos e pés começavam a congelar à medida que os sentidos de Marcos se entorpeciam. Imagens de sua mãe, a expectativa e os medos da paternidade, estas e outras dores já se aconchegavam em sua débil finitude... Mais alguns segundos Infelizmente, Marcos não chegaria ao cume do Everest, mas viveria enfim para contar ao seu filho sobre esta enorme aventura.

Comentários

Postagens mais visitadas